quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Segurança na Internet – Atividade 3 - Rute Santana


           O considerável avanço e desenvolvimento das Tecnologias de informação e comunicação, para além da sua índole positiva, devido às oportunidades que gera no sentido da criatividade e do desenvolvimento pessoal, tem trazido, cada vez mais, aspetos negativos, sendo estes o aumento da insegurança e da falta de privacidade dos seus utilizadores.
         Segundo Rui Cardoso (2014, p.3) os indivíduos, desde a década de 90, adaptaram-se às diversas inovações existentes na área destas Tecnologias, mudando de forma visível a vida em sociedade. São exemplos destas a internet, as redes sociais, os computadores portáteis, a televisão, os telemóveis, entre outros.
         Um dos maiores contributos para esta mudança foi, sem dúvida, a Google. Para além da sua capacidade monetária é de salientar que a atividade feita por parte dos seus utilizadores lhe dá a possibilidade de aceder a inúmeros dados pessoais e perfis. “Tão vasta e apetecível é esta informação que os serviços de espionagem e contraespionagem fazem tudo para lhe aceder.” (Cardoso, 2014, p.3)
          Vitor Belanciano (2014, p. 25) afirma que não é a primeira vez que se sucedem acontecimentos de violação de contas da internet, por parte de piratas informáticos. Atualmente, não podemos ter a certeza se existem entidades fiáveis ou não, no que se refere à preservação de segredos ou a manter a privacidade dos usuários.
            Desta forma, penso que a maneira mais viável, para controlar estas questões de privacidade, é não colocar nada na internet que possa virar prejudicial para a nossa identidade. Por outro lado, podemos tentar controlar a nossa privacidade, através da capacidade de gerir a quantidade de informação pessoal que disponibilizamos e os indivíduos que podem ou não aceder à mesma.
           Devemos ser conscientes e ter em causa o que devemos ou não partilhar, como por exemplo, não partilhar informações que não gostaríamos que se tornassem públicas, reduzir dados que levem para a nossa identificação ou localização, entre outras. É fundamental termos alguns cuidados como o uso adequado de ferramentas, fazer constantes atualizações, utilizar antivírus e instalar os programas adequados para evitar ações que bloqueiem o computador ou, até mesmo, o roubo de informações.
          É essencial utilizar as tecnologias com segurança de forma a prevenir diversos riscos, como por exemplo, conteúdos ofensivos e ilegais, como é o caso da pornografia, racismo, violência, droga, jogos ou informação incorreta. O roubo de identidade, aproximações indevidas, mensagens com falsos remetentes e burlas.
Em suma, tendo em conta os direitos de cada um, “Nada justifica a violação da privacidade, seja de quem for.” (Belanciano, 2014, p.25)


- Balanciano, V. (2014). Não são apenas as celebridades que estão a nu na Internet. Público
- Cardoso, R. (2014). Se o Google diz é porque é mesmo verdade. Mas será mesmo? Courrier Internacional , 3.

- Guerreiro, A. (2014). A máquina Google. Público , 25.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Contribuidores