O surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) trouxeram muitos benéficos à população, na medida em que, facilita o acesso e a divulgação de uma vasta gama de informação, através de diversos meios e em qualquer lugar. “Da década de 90 para cá, habituámo-nos a uma panóplia de inovações na área das tecnologias da informação que transformou totalmente a nossa vida...”(Cardoso, 2014)
Dentro das TIC, ao focarmo-nos na Internet, hoje em dia praticamente toda a população utiliza-a não só para ter acesso a informação como também para, através das suas redes sociais, criar e atualizar o seu próprio perfil, realizar pesquisas por perfis de outros utilizadores e, em alguns casos, desenvolver o seu próprio negócio nesta vasta plataforma digital.
No entanto, as TIC e em particular as redes sociais, apesar de benéficas para a socialização, cruzamento de contactos e partilha de informação pessoal em grupos, também têm o seu lado menos positivo, mais propriamente negro, pela relevância e o impacto negativo desta na vida do utilizador. No que diz respeito aos jovens, o uso excessivo e diário destas redes, com a exposição sem qualquer cuidado da sua vida pessoal e em muitos casos também da privacidade da família e amigos, pode desenvolver situações perigosas ao revelarem inofensivamente dados como a sua morada verdadeira, números de telefone e escolas que frequentam. Ao tornarem públicas todas estas informações podem correr o risco de serem assediados por desconhecidos ou até mesmo surgirem encontros em contexto real que podem conduzir a violações, roubos e outras situações perigosas.
A Internet é um meio de pesquisa e comunicação muito aliciante nas crianças e nos jovens que, por sua vez, são utilizadores influenciáveis no que diz respeito às estratégias de marketing, uma vez que, são instigados a adquirirem todo o tipo de produtos. Este facilitismo por parte dos utilizadores em comprarem determinados produtos, leva a que exponham os seus dados pessoais e isto pode tornar-se perigoso, na medida em que, possam sofrer de episódios de burla e roubo de informações bancárias.
Na atualidade, muitas são as pessoas que vêem a sua privacidade exposta ao mundo, pois, foram roubadas fotografias que colocaram numa plataforma digital que julgavam ser segura. “Não é a primeira vez que piratas informáticos violam contas da Internet. (...) fotos e vídeos de celebridades americanas (...) foram parar à Internet.” (Belanciano, 2014)
Para combater a falta de segurança, de acordo com a informação fornecida na aula aberta e no debate, projetos como Internet Segura são essenciais, na medida em que, informa dos perigos existentes na internet, sensibiliza os seus utilizadores para esses mesmos perigos e incentiva a denuncia de conteúdos ilegais. No entanto, não são só estes projetos que desempenham o papel de abordar estes temas. Também os pais e professores devem contribuir ativamente para uma boa utilização da Internet, visto estes serem agentes essências no processo de educação.
Referências Bibliográficas
· Belanciano, V. (4 de Setembro de 2014). Não são apenas as celebrodades que estão a nu na Internet. Público , 25.
· Cardoso, R. (Julho de 2014). Se o Google diz é porque é verdade. Mas será mesmo?. Currier International , 22, p. 3.
· Rodrigues, J. V. & Rodrigues, R. (2014). Segurança na Internet. SeguraNet Centro de Competências (pp. 1-115). Setúbal: TIC - ESE/IPS.
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