Atividade 1 - Reflexão Individual
As
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) encontram-se cada vez mais
avançadas e em constante desenvolvimento constituindo, atualmente, um papel
integrante na sociedade. Podemos defini-las como um conjunto de recursos
tecnológicos que são utilizados em diversas áreas, como por exemplo, a
indústria, o comércio, o sector de investimentos e a educação.
Focando-nos
na área da educação, as TIC são um elemento constituinte do ambiente de
aprendizagem e o seu avanço conduz a um paradigma do processo
ensino/aprendizagem. A utilização das tecnologias de informação e comunicação
podem ser relacionadas com a literacia (capacidade de utilização da língua
escrita), ou seja, através destas podemos alargar o conjunto que competências
que a literacia envolve tendo como base a construção do conhecimento através de
uma ampla variedade de mensagens, de forma a incluir não só as verbais, mas
as imagens, o som, os próprios media e as mensagens suportadas pelas mesmas.
Ao aliarmos as TIC ao meio educacional existem não só pontos positivos mas,
também, negativos sendo que ainda podemos encontrar atitudes de resistência,
por parte dos mais velhos, face à sua utilização. “…todos os avanços e desenvolvimentos científicos e
tecnológicos constituem mudanças significativas na sociedade, trazendo consigo
aspectos positivos e negativos; deste modo, as questões da globalização, da
informação e da sua acessibilidade e utilização constituem inquestionável
conquista da Humanidade (Sá Chaves, 2001; Sousa Santos, B., 1989).”
Como pontos positivos para a sua utilização podemos referenciar uma maior actividade e
interactividade, mobilidade, convertibilidade, conectividade, ubiquidade e
globalização. As TIC promoveram a
dinamização das aulas através de plataformas, quadros interativos, projectores
de vídeo, internet e muitos outros recursos que permitiram apoiar a
aprendizagem de conteúdos e o desenvolvimento de capacidades específicas por
parte dos alunos. A atitude destes torna-se mais positiva visto que as
tecnologias já fazem parte do seu meio natural, quer a nível social, a nível
didático ou em termos de formação.
Neste contexto encontramos também pontos negativos para a
utilização das tecnologias, como as dificuldades em utiliza-las e a sua mesma
utilização obriga a uma reformulação de conteúdos, estratégias e materiais
didáticos. Podemos verificar que, hoje em dia, muitas escolas ainda se
encontram mal preparadas e com falta de recursos para utilizar a tecnologia
como fonte de educação.
É de salientar que, apesar de as TIC serem responsáveis por
um elevado nível de desenvolvimento e mudanças na sociedade, temos como ponto
negativo o fato de esta não abranger o mundo todo, excluindo cidadãos que não dispõem de
pré-requisitos básicos, no que se refere às suas condições de vida e muito
menos de formação, que lhes possibilitem o acesso e, por consequência, a
possibilidade de permutar, de descobrir e de reconstruir o conhecimento.
Concluindo, a utilização das TIC na área da educação
deve ser um processo multidisciplinar que permita transmitir, conceber e
desenvolver aprendizagens e competências aos estudantes. A utilização de novas tecnologias deve incidir em mudanças
significativas no ensino, com o intuito de inovar e aumentar consideravelmente a
sua qualidade como, por exemplo, a introdução destas como uma disciplina nos
ensinos básico e secundário, promover a utilização de computadores e de Internet
nas escolas, disponibilizar os recursos educativos digitais, entre outras. Com
isto pretende-se criar e desenvolver conhecimentos e, de certa forma, comunicar
com o mundo que cada vez mais se encontra direccionado para uma Era digital.
A utilização correta das TIC irá beneficiar a vida futura
dos estudantes e aumentará o seu sucesso escolar, o que irá também contribuir
para o seu êxito em diversos campos, quer a nível social, quer num futuro
profissional.
Referências Bibliográficas
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Botelho,
F. (2005). Globalização e cidadania: reflexões soltas
·
Botelho,
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·
Fidalgo,
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·
Dias
de Figueiredo, A. (2000). Novos Media e Nova Aprendizagem
·
Paz,
J. (2008). Educação e Novas Tecnologias
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