domingo, 19 de outubro de 2014

Atividade 1- Rute Santana

Atividade 1 - Reflexão Individual

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) encontram-se cada vez mais avançadas e em constante desenvolvimento constituindo, atualmente, um papel integrante na sociedade. Podemos defini-las como um conjunto de recursos tecnológicos que são utilizados em diversas áreas, como por exemplo, a indústria, o comércio, o sector de investimentos e a educação.
Focando-nos na área da educação, as TIC são um elemento constituinte do ambiente de aprendizagem e o seu avanço conduz a um paradigma do processo ensino/aprendizagem. A utilização das tecnologias de informação e comunicação podem ser relacionadas com a literacia (capacidade de utilização da língua escrita), ou seja, através destas podemos alargar o conjunto que competências que a literacia envolve tendo como base a construção do conhecimento através de uma ampla variedade de mensagens, de forma a incluir não só as verbais, mas as imagens, o som, os próprios media e as mensagens suportadas pelas mesmas.
Ao aliarmos as TIC ao meio educacional existem não só pontos positivos mas, também, negativos sendo que ainda podemos encontrar atitudes de resistência, por parte dos mais velhos, face à sua utilização. “…todos os avanços e desenvolvimentos científicos e tecnológicos constituem mudanças significativas na sociedade, trazendo consigo aspectos positivos e negativos; deste modo, as questões da globalização, da informação e da sua acessibilidade e utilização constituem inquestionável conquista da Humanidade (Sá Chaves, 2001; Sousa Santos, B., 1989).”
Como pontos positivos para a sua utilização podemos referenciar uma maior actividade e interactividade, mobilidade, convertibilidade, conectividade, ubiquidade e globalização. As TIC promoveram a dinamização das aulas através de plataformas, quadros interativos, projectores de vídeo, internet e muitos outros recursos que permitiram apoiar a aprendizagem de conteúdos e o desenvolvimento de capacidades específicas por parte dos alunos. A atitude destes torna-se mais positiva visto que as tecnologias já fazem parte do seu meio natural, quer a nível social, a nível didático ou em termos de formação.
Neste contexto encontramos também pontos negativos para a utilização das tecnologias, como as dificuldades em utiliza-las e a sua mesma utilização obriga a uma reformulação de conteúdos, estratégias e materiais didáticos. Podemos verificar que, hoje em dia, muitas escolas ainda se encontram mal preparadas e com falta de recursos para utilizar a tecnologia como fonte de educação.
É de salientar que, apesar de as TIC serem responsáveis por um elevado nível de desenvolvimento e mudanças na sociedade, temos como ponto negativo o fato de esta não abranger o mundo todo, excluindo cidadãos que não dispõem de pré-requisitos básicos, no que se refere às suas condições de vida e muito menos de formação, que lhes possibilitem o acesso e, por consequência, a possibilidade de permutar, de descobrir e de reconstruir o conhecimento.
Concluindo, a utilização das TIC na área da educação deve ser um processo multidisciplinar que permita transmitir, conceber e desenvolver aprendizagens e competências aos estudantes. A utilização de novas tecnologias deve incidir em mudanças significativas no ensino, com o intuito de inovar e aumentar consideravelmente a sua qualidade como, por exemplo, a introdução destas como uma disciplina nos ensinos básico e secundário, promover a utilização de computadores e de Internet nas escolas, disponibilizar os recursos educativos digitais, entre outras. Com isto pretende-se criar e desenvolver conhecimentos e, de certa forma, comunicar com o mundo que cada vez mais se encontra direccionado para uma Era digital.
A utilização correta das TIC irá beneficiar a vida futura dos estudantes e aumentará o seu sucesso escolar, o que irá também contribuir para o seu êxito em diversos campos, quer a nível social, quer num futuro profissional.








Referências Bibliográficas
·      Botelho, F. (2005). Globalização e cidadania: reflexões soltas
·      Botelho, F. (2006). Textos e literacias
·      Fidalgo, P. (2009). O Ensino e as Tecnologias da Informação e Comunicação
·      Dias de Figueiredo, A. (2000). Novos Media e Nova Aprendizagem

·      Paz, J. (2008). Educação e Novas Tecnologias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Contribuidores