O
Blogue é uma página na internet, à qual, todos podem ter acesso. Neste espaço
“o seu criador/autor (individual, grupo de pessoas ou uma instituição) coloca
entradas individuais, escreve um post, com frequência variada, sobre um tema do
seu interesse, de forma livre e independente” (Barbosa & Granado, 2004;
Barlett-Brag, 2004; Alvim, 2007). As publicações podem ser feitas em diversos
formatos entre eles, áudio, vídeo, imagem e escrito. Esta é uma ferramenta de
fácil manipulação, onde várias pessoas podem aceder e partilhar informações
sobre diversos temas, “como Siemens (2002) salienta, é bom para conectar e para
interagir.”
O
blogue pode ser considerado uma ferramenta educativa, onde professores e alunos
podem partilhar e adquirir conhecimentos, de forma gratuita. “Os blogues são
uma forma de expressão pessoal alternativa para informar, comunicar e educar”
(Siemens, 2002; Granado & Barbosa, 2004).Um estudante ao criar um blogue,
do ponto de vista educacional, pode desenvolver diversas competências, pois,
quando é criando um blogue o aluno vê-se no papel de autor ou co-autor tendo em
conta que realiza pesquisas, faz uma seleção do que é mais pertinente, analisa
a informação, sintetiza-a e publica-a no blogue. “Produzir e partilhar informação
pode proporcionar a melhoraria do relacionamento no interior da comunidade
educativa, assim como alargar os seus horizontes e possibilitar a troca de experiências
entre alunos e entre escolas.” (Richardson,
2006).
Bibliografia
Gomes, M. J. (2005). Blogs : um recurso e uma
estratégia pedagógica. (pp. 312-315). Leiria: Escola Superior de Educação de
Leiria.
Gomes, M. J., & Lopes, A. M. (2007). Blogues escolares: quando, como e porquê? In CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters (pp. 117-132). Setúbal: Centro de Competência CRIE da ESE de Setúbal.
Patrício, M. R., & Gonçalves, V. (2008). Tecnologias Web 2.0: recursos pedagógicos na formação inicial de professores. Actas do Encontro sobre Web 2.0 (p. 112). Braga: Universidade Minho.
Caras estudantes,
ResponderEliminar(Richardson, 2006) é referido no vosso texto e não o encontro na bibliografia. Como este exemplo, há outros casos, porquê? As vossas referências não seguem as normas da APA. Por exemplo, o segundo título da bibliografia devia ser escrito como está no último slide deste endereço: http://pt.slideshare.net/gmag/blogues-na-educacao1. Por último, sempre que transcrevem um pouco do discurso do autor original devem referir a página de onde o retiraram.
Cumprimentos
MRR
Cara professora,
ResponderEliminarJá procedemos às alterações. Em baixo segue o texto alterado e com as devidas referências bibliográficas.
O blogue e as suas utilizações educativas
O Blogue é uma página na internet, à qual, todos podem ter acesso. Magalhães, M. e Amorim. A. (2008), referem que neste espaço, “o seu criador/autor (individual, grupo de pessoas ou uma instituição) coloca entradas individuais, escreve um post, com frequência variada, sobre um tema do seu interesse, de forma livre e independente.”(p.215) As publicações podem ser feitas em diversos formatos entre eles, áudio, vídeo, imagem e escrito. Esta é uma ferramenta de fácil manipulação, onde várias pessoas podem aceder e partilhar informações sobre diversos temas. Magalhães, M e Amorim, A. (2008), fazem referência a Siemens (2002) ao considerarem que o blog “(...) é bom para conectar e para interagir.” (p.215)
O blogue pode ser considerado uma ferramenta educativa, onde professores e alunos podem partilhar e adquirir conhecimentos, de forma gratuita. De acordo com Magalhães, M. e Amorim. A. (2008), “os blogues são uma forma de expressão pessoal alternativa para informar, comunicar e educar.”(p.216) Um estudante ao criar um blogue, do ponto de vista educacional, pode desenvolver diversas competências, pois, quando é criando um blogue o aluno vê-se no “papel de autor ou co-autor” (Gomes, M.J. & Marcelino, A. (2007)) (p.123) tendo em conta que realiza pesquisas, faz uma seleção do que é mais pertinente, analisa a informação, sintetiza-a e publica-a no blogue. Cruz, Elizabete. e Brito, Rita (2011) mencionam Richardson (2006) ao considerem que “produzir e partilhar informação pode proporcionar a melhoraria do relacionamento no interior da comunidade educativa, assim como alargar os seus horizontes e possibilitar a troca de experiências entre alunos e entre escolas”. (p.2)
Referências Bibliográficas
• Cruz, Eizabete. & Brito, Rita. (2011). “Um olhar sobre o modo como os educadores de infância portugueses tiram partido da Web 2.0 nas suas práticas profissionais”, in P. Dias & A. Osório (Eds.), Atas das VII Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2011, Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, pp. 95-103. Retirado em Setembro 25, 2014 de http://comum.rcaap.pt/bitstream/123456789/2512/1/Challenges%202011%20(2).pdf
• Gomes, M.J. & Marcelino, A. (2007). “ Blogues escolares: quando, como e porquê?”, in Brito, Conceição, Torres, José, Duarte, José, org, Weblogs na educação, 3 experiências, 3 testemunhos, Setúbal: Centro de Competência CRIE, 2007, pp. 117-133. Retirado em Setembro 25, 2014 de http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6487
• Gomes, M.J. (2005). “Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica”, in António Mendes, Isabel Pereira e Rogério Costa (editores), Actas do VII Simpósio Internacional de Informática educativa, Leiria: Escola Superior de Educação de Leiria, pp.311-315. Retirado em Setembro 25, 2014 de http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/4499
• Magalhães, M. G. P. C. C. & Amorim, A.A. (2008). “O blogue: uma ferramenta facilitadora de aprendizagem e de comunicação na aula de francês”, in Carvalho, Ana Amélia Amorim, org, Actas do Encontro sobre Web 2.0, Braga: CIEd, 2008. P. 214-226. Retirado em Setembro 25, 2014 de http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/8557
Obrigada
ResponderEliminarEstá bem melhor.
Cumprimentos
MRR