quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Aprendizagem através de um jogo online

Jogo sobre a reciclagem


No âmbito da unidade curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação foi-nos proposto procurarmos um jogo online que proporciona-se à criança aprendizagens.

A nossa escolha centra-se no tema da reciclagem, pois este é um tema atual e para o qual devemos sensibilizar os mais novos. Este jogo pode ser realizado por crianças com idades compreendida entre os 3-5 anis e que ainda não tenham abordado este tema, dando-lhes a oportunidade de experimentar e, deste modo, aprender a partir das várias tentativas, e por crianças em idades mais avançadas que já tenham abordado o tema consolidando os conhecimentos já adquiridos.

O jogo mencionado tem a particularidade da criança ter a oportunidade de explorar o mesma tema em quatro cenários diferentes, evitando deste modo que a criança sinta monotonia ao realizar o mesmo.



O blogue e as suas utilizações educativas



O Blogue é uma página na internet, à qual, todos podem ter acesso. Neste espaço “o seu criador/autor (individual, grupo de pessoas ou uma instituição) coloca entradas individuais, escreve um post, com frequência variada, sobre um tema do seu interesse, de forma livre e independente” (Barbosa & Granado, 2004; Barlett-Brag, 2004; Alvim, 2007). As publicações podem ser feitas em diversos formatos entre eles, áudio, vídeo, imagem e escrito. Esta é uma ferramenta de fácil manipulação, onde várias pessoas podem aceder e partilhar informações sobre diversos temas, “como Siemens (2002) salienta, é bom para conectar e para interagir.”
O blogue pode ser considerado uma ferramenta educativa, onde professores e alunos podem partilhar e adquirir conhecimentos, de forma gratuita. “Os blogues são uma forma de expressão pessoal alternativa para informar, comunicar e educar” (Siemens, 2002; Granado & Barbosa, 2004).Um estudante ao criar um blogue, do ponto de vista educacional, pode desenvolver diversas competências, pois, quando é criando um blogue o aluno vê-se no papel de autor ou co-autor tendo em conta que realiza pesquisas, faz uma seleção do que é mais pertinente, analisa a informação, sintetiza-a e publica-a no blogue. “Produzir e partilhar informação pode proporcionar a melhoraria do relacionamento no interior da comunidade educativa, assim como alargar os seus horizontes e possibilitar a troca de experiências entre alunos e entre escolas.” (Richardson, 2006).






Bibliografia

Gomes, M. J. (2005). Blogs : um recurso e uma estratégia pedagógica. (pp. 312-315). Leiria: Escola Superior de Educação de Leiria.

Gomes, M. J., & Lopes, A. M. (2007). Blogues escolares: quando, como e porquê? In CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters (pp. 117-132). Setúbal: Centro de Competência CRIE da ESE de Setúbal.


Patrício, M. R., & Gonçalves, V. (2008). Tecnologias Web 2.0: recursos pedagógicos na formação inicial de professores. Actas do Encontro sobre Web 2.0 (p. 112). Braga: Universidade Minho.

Contribuidores